5.01.2011

O rfuturista desembarca em Curitiba no Paraná



Na Língua indígena tupi-guarani "curii-tyba" significa muito pinhão ou muito pinheiro. Não só pinheiro, mais curitiba a Capital do Paraná é uma cidade "Modelo". Por ser limpa e bem organizada e arborizada. Cada cantinho de Curitiba parece ter uma história. Os pinheiros nem se fala pois são árvores muito bonitas das quais degustei o pinhão e é muito bom.
Capital Ecológica
Com 26 grandes parques e bosques, centenas de praças e jardinetes, Curitiba conta com uma educação ambiental a nível.

Transporte Coletivo
Reconhecida internacionalmente por soluções inovadoras, algumas premiadas pela ONU, a circulação pela cidade é rápida e segura, garantida por um sistema trinário de vias, com canaletas exclusivas para o transporte coletivo. Curitiba tem o mais eficiente sistema de transporte coletivo do país, com os ônibus da linha direta, os populares "ligeirinhos", as estações-tubo e os ônibus biarticulados que transportam 270 passageiros. Curitiba também tem altos índices de educação. Tem menor ídice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais, e abriga a primeira universidade do Brasil, a Universidade do Paraná, fundada em 1912.
Fui conhecer todos estes pontos turísticos e fiquei impressionado pela organização e a educação da grande população que habita aquela linda cidade. Uma paisagem linda, realmente é um lugar muito diferente das outras capitais brasileiras nem parece fazer parte do Brasil, é um lugar encantador e convidativo.
Se o que é bom a gente copia seria uma boa ideia se os governantes tanto municipais como estaduais podessem copiar um poquinho de Curitiba, ou seja, fizessem uma campanha de conscientização, contudo toda a população ganharia com isso.
Pontos turísticos visitados
Praça Tiradentes, Rua das Flores, Visconde de Nacar, Museu Ferroviário, Teatro Paiol, Jardim Botânico, Rodoferroviária/Mercado Municipal, Teatro Guaíra/Universidade Federal do Paraná, Paço da Liberdade, Passeio Público/Memorial Árabe, Centro Cívico, Museu Oscar Niemeyer, Bosque do Papa/Memorial Polonês, Bosque Alemão, Universidade Livre do Meio Ambiente, Parque São Lourenço, Ópera de Arame, Parque Tanguá, Parque Tinguí/
Memorial Ucraniano, Santa Felicidade, Parque Bariguí, Torre Panorâmica, Setor Histórico.

O rfuturista visita Paulo Afonso Bahia

 
No último dia 24, domingo de páscoa o rfuturista foi até a Cidade de Paulo Afonso com um grupo de pessoas do Povoado Tabuleirinho em Poço Verde/SE, comandado pela professora do municipio Isabel Santos e a diretora da escola local Rosa Cristina em uma visita a CHESF (Companhia Hidrelétrica do São Francisco).O município é conhecido por causa das belezas e encantos naturais que são proporcionados aos visitantes, as festas tradicionais como a Copa de Vela e sem contar com o pioneirismo da cidade em relação à geração de energia no nordeste, comenta o guia que nos acompanhou.
O tempo estava fechado com pancadas de chuva no fim da tarde mais todos aproveitaram o máximo. O  clima da região é o semi-árido e a  vegetação predominante é a caatinga, comenta o guia que explicou tudo sobre a hidrelétrica.
Conhecemos também um pouco da História da igreja de São Francisco de Assis templo católico-romano construído em 1949 sobre pequena colina. Tem estrutura em pedra da própria região.
 A sua bancada de madeira comporta 60 pessoas. Torre lateral esquerda com sino de bronze a 9 metros de altura. Na parede de fundo, imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, impressa em alto relevo.
Quem ainda não conhece as belezas do rio São Francisco na Cidade de Paulo Afonso, vá até lá desvendar e curtir uma prainha de água doce, isso sem falar nos canyons que são exuberantes.

Arquivo do blog