7.11.2009
Pirâmide Alimentar
A pirâmide alimentar é um recurso que consegue representar perfeitamente os tópicos que constituem uma alimentação saudável. Ela divide os tipos de alimentos avaliando suas propriedades e também sugere as proporções em que eles devem ser consumidos.
É com base na pirâmide alimentar que é possível elaborar uma dieta balanceada, avaliando assim os valores nutricionais dos produtos. As divisões são estabelecidas, sendo que os carboidratos são apresentados em maior quantidade, cerca de 55%. Outros nutrientes também constituem a pirâmide, como fibras, lipídios, vitaminas e sais minerais.
São ao todo quatro repartições dentro da pirâmide, a seguir temos informações a respeito de cada parte e sobre os alimentos que as constituem.
- Parte 1: consiste na base da pirâmide, sugerindo assim uma maior quantidade de alimentos. Os produtos apresentam carboidratos, nutrientes responsáveis pelo fornecimento de energia ao corpo. Fazem parte desse grupo pães, batatas, cereais e macarrão.
- Parte 2: composto por legumes, frutas e verduras, que apresentam fibras, vitaminas e sais minerais. Os alimentos naturais ajudam no funcionamento do metabolismo.
- Parte 3: constitui esse grupo o leite e seus derivados, compostos por cálcio que atuam no fortalecimento dos ossos.
- Parte 4: essa é a menor parte da pirâmide, onde predominam as gorduras e doces. Alimentos desse gênero devem ser consumidos moderadamente.
Sistema Respiratório
O Sistema Respiratório é constituído por órgãos que atuam em conjunto para promover a respiração do organismo, absorvendo oxigênio para a circulação sanguínea. O sistema é caracterizado pela a troca de gases, ou seja, o organismo do vertebrado libera dióxido de carbono para absorver o oxigênio. O pulmão é considerado o principal órgão do sistema respiratório, ele possui uma aparência esponjosa e realiza o processo de respiração através dos movimentos de contração e relaxamento. As vias respiratórias também são importantes para a absorção de oxigênio pelo corpo, elas servem de transporte do gás e são constituídas pelas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia, brônquio e bronquíolos. As estruturas responsáveis pela respiração exercem atividades mutuas para que o sangue possa receber o oxigênio necessário e o pulmão faça a troca de gases. Quando o individuo se submete a hábitos de vida prejudiciais, como é o caso do tabagismo, ele pode desenvolver doenças que afetam o funcionamento do sistema respiratório.
Assinar:
Postagens
(
Atom
)