6.05.2010

Copa 2010

Uma novidade que pode ser usada na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, é uma bola com chip de silício, a “Bola Inteligente“, desenvolvida pela Adidas, fabricante das bolas, juntamente com a Cairos Technologies, empresa alemã responsável pelo desenvolvimento do chip.

A nova tecnologia é uma tentativa da FIFA de evitar os erros dos árbitros durante os jogo.
Um chip colocado dentro da bola, usando a tecnologia RFID – Identificação por Rádio Frequência – que responde a sinais de rádios enviadas por bases transmissoras, é capaz de indicar ao juíz da partida a posição exata da bola no campo.
Em volta dos campos de futebol serão utilizadas 10 antenas e 4 bases de trasmissão.
A informação se a bola passou a linha de gol é transmitida em menos de 1 segundo para um relógio no pulso do árbitro, capaz de receber e interpretar os sinais transmitidos.
Uma técnica de triangulação com 4 antenas será utilizado para dar confiabilidadeno cálculo exato da posição da bola.
Seu nome é A adidas Jabulani que significa “celebrar” em zulu e é a 11 ª edição de uma bola Adidas para Copa do Mundo. As 11 cores da bola fazem referência tanto ao futebol quanto à África do Sul, primeiro país do continente africano a sediar esta competição. Assim, cada cor representa um jogador da equipe, todas as línguas oficiais do país e, ainda, as 11 comunidades do Sul-Africanas que vão acolher a Copa 2010.
O design da bola celebra dois aspectos importantes da nação sul-Africana: A diversidade e harmonia. Princípios que caracterizam o povo acolhedor e unido da África do Sul.
Por fim, na Jabulani são introduzidos alguns avanços tecnológicos importantes para o futebol. Ao passar as mãos sobre a bola, a primeira impressão é a textura grip’n'groove (algo como agarrar com firmeza e sulcos), permitindo o controle máximo, o vôo estável e aderência perfeita em todas as condições. Suas características e medidas são:
• Ela é perfeitamente esférica
• Feita de couro ou material que possa ser costurado
• Sua circunferência não ultrapassa 70 cm e não é inferior a 68 cm
• Seu peso antes do ponta-pé inicial deve estar entre 410g e 450g e sua pressão, no nível do mar, entre 0,6 – 1,1 Atmosfera (600 – 1.100 g/cm²)

Todo time precisa de Jabulani!!

Arquivo do blog