7.07.2012

Alimentos que não podem faltar no dia a dia


Amêndoas
Seja para uma salada ou comer diretamente, as amêndoas são uma excelente fonte de gordura monoinsaturada. Elas também são consideradas uma excelente fonte de proteína, vitaminas (tiamina, riboflavina e vitamina E) e minerais (ferro, cobre e zinco). E seus benefícios não param por aqui. De acordo com um estudo publicado no "British Journal of Nutrition", comer amêndoas ajuda a controlar os níveis de colesterol.
Aspargos
Não é apenas um legume cheio de nutrientes anti-inflamatórios, mas também contém altos níveis de ácido fólico, que podem ajudar a regular o seu humor, liberando um neurotransmissor chamado "serotonina".
Abacates
Esses frutos grandes estão cheios de gordura monoinsaturada saudável ​​para o coração e são excelentes veículos para as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K. Os estudos não só vinculam o consumo de abacate com a melhora da saúde cardiovascular, mas também com a capacidade que eles têm de regular os níveis de açúcar no sangue.
Frutas vermelhas
Seja consumindo frutos vermelhos cheios de antioxidantes que melhoram o funcionamento do cérebro ou mirtilos cheios de vitamina C para proteger a visão, é difícil pensar que você está errado adicionando qualquer um destes alimentos na sua dieta. Mas se a ingestão de altos níveis de vitaminas e antioxidantes não é o suficiente.
Pimentões
Falando de nutrientes convencionais, os pimentões estão cheios de antioxidantes (especialmente vitaminas A, C e E). E, de acordo com pesquisa realizada pela Universidade de Illinois, comer pimentões pode ajudar seu corpo a neutralizar os radicais livres, reduzindo o risco de doenças.
Feijão preto
Cheio de nutrientes e barato! Estas são apenas duas das vantagens oferecidas por estas sementes. Na verdade, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Guelph, em Ontário, o feijão preto é saudável ​​para o coração e previne vários tipos de doenças. Além disso, você vai receber uma ótima combinação de proteínas e fibras em cada porção de feijão preto.
Brócolis
Esse legume não só tem altos níveis de vitamina C e K, mas também está cheio de fitoquímicos e sulforafano. Um estudo do "The Journal of Agricultural and Food Chemistry" descobriu que os brócolis têm o potencial de proteger o sistema cardiovascular.
Couve de Bruxelas
Este legume é cheio de nutrientes essenciais para o seu corpo (vitaminas A, B6, C, E e K), bem como o selênio, um mineral que ajuda a combater radicais livres.
Abóbora
A abóbora tem baixas calorias e altos níveis de vitamina C. Mas o mais importante é que está cheia de beta-caroteno e beta-criptoxantina.
Peito de frango
O peito de frango sem pele é um clássico atemporal. Não é apenas uma excelente fonte de proteína magra, mas também uma tremenda fonte de coenxima Q10, essencial para a renovação de células da pele. Suas proteínas são compostas de 18 aminoácidos e não contêm carboidratos, o que torna o alimento perfeito para os músculos.
Edamame
Esta soja japonesa popular é rica em vitaminas C e B, e uma das poucas fontes naturais de vitamina E. Segundo o Dr. Jeffrey Blumberg, diretor do Laboratório de Antioxidantes da Tufts University, a soja é também uma grande fonte de proteína. Esses grãos são considerados uma fonte natural de antioxidantes e isoflavonas.
Ovos
Considere-os no topo da lista de nutrientes importantes. Afinal, qual alimento mais pode se gabar de ser barato, rico em proteínas e disponível o ano inteiro? Estudos têm ligado o consumo de ovos a um aumento na saúde do cérebro, redução de inflamação, bem como melhora na saúde cardiovascular. De fato, um estudo do "The American Journal of Clinical Nutrition" informa que o consumo de ovos melhora os níveis de colesterol, ajudando a sua saúde cardiovascular.

Linho
Seja com seu cereal ou misturado no seu milk-shake, esse alimento poderoso fornece uma rica fonte de magnésio, fibra e cálcio. Estas sementes também têm níveis extremamente elevados de lignanas (abundantes em micronutrientes e ácidos gordos, tais como o ômega 3) e estão ligadas à prevenção de muitos problemas de saúde. Segundo um estudo publicado no "The Archives of Internal Medicine", o linho, graças ao seu elevado teor de fibra, pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.
Alho
Por mais que você não possa comer alho da mesma forma que come amêndoas, ele não pode faltar na sua lista. É muito bom para o coração, reduz o colesterol e os triacilglicerídeos em seu corpo, mas também protege as células do sangue e os vasos sanguíneos de problemas inflamatório e estresse.
Cebolas
As cebolas, como o alho, são ricas em componentes com enxofre (podem não ser boas para a sua respiração, mas para o seu corpo, sim). Vários estudos têm mostrado que a ingestão de cebola tem benefícios cardiovasculares (principalmente proteção contra ataques cardíacos), quando consumidos em uma dieta combinada com outros legumes.
Espinafre
Dr. Chris D'Adamo, epidemiologista nutricional da escola de medicina da University of Maryland, diz: "Alface, repolho, espinafre e folhas verdes estão entre os alimentos mais nutritivos da terra." Então, use em sua salada ou os cozinhe no vapor, como uma ótima maneira de obter a sua dose diária de vitamina K, com baixas calorias.

Salmão
Este é o melhor peixe em termos de benefícios para a saúde. O salmão é uma grande fonte de proteína magra e fornece uma dose saudável de ácidos gordos e que fazem bem ao coração, como o ômega 3. Um estudo publicado no "Journal of American Medical Association" descobriu que o consumo de salmão reduz o risco de morte por doenças cardíacas. Mas, como D'Adamo diz: "Se você puder, prove o salmão silvestre, os criados normalmente tem corante para ficar mais cor-de-rosa e estão carregados de antibióticos."
Batatas
Comer batatas pode ser uma maneira fácil de incluir nutrientes a sua dieta. Não só tem carboidratos complexos e fitoquímicos, mas também a batata é uma excelente fonte de fibras, vitaminas beta-caroteno e múltiplas vitaminas. E, considerando que a vitamina A é a mais importante para proteger os olhos e mantê-los mais fortes, vários estudos têm mostrado um paralelo entre o consumo de legumes frescos e olhos saudáveis.
Tomates
Carregado com nutrientes, baixa calorias e cheios de benefícios. O tomate pode ser considerado uma ameaça tripla em relação à fruta. De acordo com D'Adamo, têm altos níveis de licopeno, que podem melhorar a saúde cardiovascular e ajuda a prevenir os danos do sol na pele.
Yogurt
Você sabe a melhor maneira de ingerir leite e perder peso? A pesquisa indica que o iogurte é potencialmente mais poderoso do que o leite. Muitos estudos têm relacionado o consumo de iogurte com uma digestão saudável e um baixo percentual de gordura corporal. Mas de acordo com D'Adamo "confira os níveis de açúcar". O ideal é consumir o iogurte grego.

Arquivo do blog