A Escola Municipal Nossa Senhora das Graças do Pov. Bomfim Fátima/BA, realizou hoje (25) "Projeto OLHAR Multicultural", com o tema "Pérola Negra". O objetivo da ação é despertar valores culturais, sociais nos estudantes, abordando temas sobre a importância da inserção da cultura negra na sociedade.
A programação faz parte das comemorações da Semana da Consciência Negra.O evento, aberto à comunidade, contou com desfile de beleza negra e apresentações de danças,poesias, músicas, painéis entre outras atrações.
Tratar da importância e valorização da cultura negra dentro da escola, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade.
Assim, dentro da proposta de trabalhar na escola a valorização da cultura afro-brasileira, professores e alunos do Ensino Fundamental da referida escola, envolveram-se na realização deste projeto que busca promover um espaço cultural para trabalhar expressões da arte e cultura negra, desenvolvendo atividades variadas que são abordadas:
- A Capoeira e sua importância - através de demonstrações coreográficas de grupos locais;
- A musicalidade de contextualização negra - com a participação da Banda Escola Afro criada pelo próprios alunos da escola;
- A Capoeira e sua importância - através de demonstrações coreográficas de grupos locais;
- A musicalidade de contextualização negra - com a participação da Banda Escola Afro criada pelo próprios alunos da escola;
O projeto tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, através de momentos de interpretação, coreografias, músicas, Capoeira, poesias e a valorização estética negra, para a ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos. Propõe-se, ainda, dar a conhecer, através de demonstrações culturais e interpretação de alguns aspectos importantes do contexto da escravidão negra, ressaltando os valores que impulsionaram e orientaram a sua vida e a formação de sua identidade.
Foi um projeto muito bonito com apresentações diversificadas as quais quero aqui parabenizar aos professores que se empenharam nesta tarefa e principalmente os alunos que demonstraram garra e coragem para por em prática a Banda Escola Afro. Não tenho nem palavras para descrever a importância de tudo isso. Comenta o professor Rosenildo.