11.25.2010

Escola realiza mais um projeto


A Escola Municipal Nossa Senhora das Graças do Pov. Bomfim Fátima/BA, realizou hoje (25) "Projeto OLHAR Multicultural", com o tema "Pérola Negra". O objetivo da ação é despertar valores culturais, sociais nos estudantes, abordando temas sobre a importância da inserção da cultura  negra na sociedade.
A programação faz parte das comemorações da Semana da Consciência Negra.O evento, aberto à comunidade, contou com desfile de beleza negra e apresentações de danças,poesias, músicas, painéis entre outras atrações.

Tratar da importância e valorização da cultura negra dentro da escola, criando espaços para manifestações artísticas que proporcionem reflexão crítica da realidade e afirmação positiva dos valores culturais negros pertencentes a nossa sociedade.


Assim, dentro da proposta de trabalhar na escola a valorização da cultura afro-brasileira, professores e alunos do Ensino Fundamental da referida escola, envolveram-se na realização deste projeto que busca promover um espaço cultural para trabalhar expressões da arte e cultura negra, desenvolvendo atividades variadas que são abordadas:
  - A Capoeira e sua importância - através de demonstrações coreográficas de grupos locais;
  - A musicalidade de contextualização negra - com a participação da Banda Escola Afro criada pelo próprios alunos da escola;

O projeto tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, através de momentos de interpretação, coreografias, músicas, Capoeira, poesias e a valorização estética negra, para a ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos. Propõe-se, ainda, dar a conhecer, através de demonstrações culturais e interpretação de alguns aspectos importantes do contexto da escravidão negra, ressaltando os valores que impulsionaram e orientaram a sua vida e a formação de sua identidade.

Foi um projeto muito bonito com apresentações diversificadas as quais quero aqui parabenizar aos professores que se empenharam nesta tarefa e principalmente os alunos que demonstraram garra e coragem para por em prática a Banda Escola Afro. Não tenho nem palavras para descrever a importância de tudo isso.  Comenta o professor Rosenildo
Convite

A Escola Municipal Nossa Senhora das Graças, situada no Pov. Bomfim-Fátima/BA, tem a honra de convidar Vossa Senhoria e demais funcionários para a culminância dos Projetos “Olhar Multicultural” e Copa na Escola.
O evento ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro, com a seguinte programação:


Dia 25 (quinta - feira)

13:30h – Abertura/Apresentação de grupo de Capoeira.
14h – Caracterização do Sincretismo Religioso.
14:30 – Apresentações Coreográficas.
15h – Leituras de Poemas.
15:30 -  Apresentação das personalidades da Cultura Afro.
16h – Desfile de garotos e garotas Afro-descendentes.
17h – Show “tenda africana”, com  alunos da Escola.
Obs: No decorrer das apresentações teremos exposições de todos os trabalhos produzidos e sala de vídeos.
Dia 26 (sexta - feira)

13:30 – Abertura dos jogos (desfile e apresentações)
14h – Final Feminina.
EM Sagrada Família X EM Floriano Peixoto.
15h – Final Masculina categoria A
EM Sagrada Família X EM Floriano Peixoto.
16h – Final Masculina categoria B
EM Nossa Senhora das Graças X EM Floriano Peixoto.
17h – Entrega de premiação.

+
“Não é a consciência do homem que lhe
determina   o ser, mas ao contrário,
o seu ser social  que lhe
determina a consciência”.

Karl Marx

Arquivo do blog