10.12.2010

Excursão educativa

No dia 10/10/2010, os alunos do ensino fundamental II da EM Municipal Nossa Senhora das Graças do município de Fátima/BA juntamente com os professores, visitaram os Museus da cidade histórica  de São Cristovão/SE e o Oceanário de Aracaju.
“A excursão ressaltou nos alunos o conhecimento e a importância do acervo arquitetônico paisagista, da cidade de São Cristovão bem como o Oceanário. comenta o professor Rosenildo.
No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de
todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.
Viva a Nossa Senhora Aparecida
Celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e famílias brasileiras: Nossa Senhora Aparecida.

A devoção a Nossa Senhora vem de longa data. Mais precisamente em 12 de outubro de 1717, quando três pescadores, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, após jogarem suas redes no rio Paraíba, pescaram a imagem da santa. Um sinal para a farta pescaria que viria a seguir.


A imagem em madeira media 40 cm de comprimento. Felipe guardou a imagem em sua casa, onde recebeu várias pessoas que queriam ver Nossa Senhora e fazer orações e novenas. Cinco anos depois, ao se mudar para outro bairro, ele deu a imagem a seu filho Athanásio, e pediu que a guardasse.

Na casa de Athanásio, foi construído um altar de madeira onde todos os sábados ele e os vizinhos rezavam um terço em sua devoção. Neste altar, os fiéis acreditam que Nossa Senhora fez seu primeiro milagre, apagando duas velas no momento da reza. Os presentes ainda tentaram reacendê-las mas não conseguiram.

Em 1735, o vigário da cidade de Guaratinguetá construiu uma capela no Morro dos Coqueiros aberta à visitação pública. Mas o número de fiéis aumentava ano após ano, o que exigiu a construção de um basílica, batizada de Basílica Velha, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.

A necessidade de uma basílica maior fez com que fosse construído o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, na mesma cidade, em 1955. Em tamanho, só perde para a de São Pedro, no Vaticano.

Abrigando a imagem encontrada no rio Paraíba, a basílica nova recebe romeiros o ano todo, aumentando no dia 12 de outubro e tem capacidade para receber 45 mil pessoas.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por todas as crianças do Brasil e do mundo todo.

cancaonovakids

Dia das crianças

Você sabe qual é a origem do "dia das crianças"?


Dia 12 de outubro comemoramos no Brasil o "Dia das Crianças". Esta data foi decretada pelo Deputado Federal Galdino do Valle Filho, em 1920.

Porém, passou a ser festejado somente a partir do ano de 1960, quando um diretor de uma fábrica de brinquedos resolveu divulgar essa data como o dia da criança e assim incentivou as famílias a presentearem seus filhos aumentando suas vendas, a estratégia deu certo. Em comum acordo, o comércio instituía, então, o dia 12 de outubro como Dia da Criança, não só para homenageá-la como para estimular a venda de produtos infantis.

No mundo

Na China o dia das crianças é comemorado no dia 5 de maio;
Em Portugal no dia 1º de junho;
Na Índia, acontece em 15 de novembro;
No Japão, por exemplo, os meninos são homenageados no dia 5 de maio e as meninas são lembradas no dia 3 de março, nas tradicionais festas das bonecas.

Entretanto, segundo a ONU, o Dia Universal das Crianças é 20 de novembro, quando se comemora a Declaração dos Direitos da Criança.

Entre outras coisas, a declaração reconhece todas as crianças, independente de raça, credo, cor ou sexo, o direito à afeição, amor e compreensão; alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita e proteção contra todas as formas de exploração.

O Descobrimento da América
O Descobrimento da América em 12/10/1492. Exploração da América. A viagem de Cristovão Colombo - Américo Vespúcio.
Colonização da América. Os descobrimentos marítimos espanhóis.
Um dos fatos históricos de maior importância no século XV foi o Descobrimento da América. Comandando três caravelas (Santa Maria, Pita e Nina), o navegador genovês Cristóvão Colombo chegou à América em 12/10/1492. Após este fato, a Espanha deu início à exploração do continente americano. Utilizando de muita violência, os espanhóis tomaram as terras e o ouro dos indígenas americanos (incas, maias e astecas). Deu-se início a colonização da América, onde a Espanha tornou-se uma das maiores potências econômicas do período.

Arquivo do blog