10.15.2010

Professores: mais do que mestres, são conselheiros e amigos

Mais que um transmissor de conhecimentos, o professor é um companheiro na caminhada de cada estudante. É ele que mantém a motivação, propõe desafios e anima quando o cansaço e as dificuldades aparecem. Com criatividade, dribla a falta de estrutura e materiais.
As lições vão além dos livros, pois no dia-a-dia do professor Sempre há espaço para a amizade e a troca de experiências. Todo o caminho é norteado pelo professor, é ele quem lapida as pedras preciosas até que se tornem diamantes, são esses os verdadeiros mestres.
Parabéns!!!

Dia do Professor

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. Temos um motivo histórico do porquê desta data. Em outros países, é comemorado em datas diferentes.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro 1º baixou um decreto imperial que criou o ensino elementar no Brasil: “Todas as cidades, vilas e lugarejos devem ter suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de descentralização do ensino, salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.
Somente em 1947, 120 anos após o decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola, conhecida como Caetaninho. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro fosse dia 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos levavam doces para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada.
A celebração espalhou-se pelo País até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar em 1963. O decreto definia a essência do feriado: “Para comemorar, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
A data é um convite a uma homenagem aos educadores. Infelizmente, no Brasil falamos muito em educação de qualidade, mas estamos muito aquém do que é ensinar e aprender. É um dia de mea culpa para os professores e para os alunos. Quanto tempo perdido em asneiras, besteiras, autoritarismos, desleixos e comodismos. Alunos com o mínimo de respeito aos que dedicam seu tempo precioso no dever de ensinar. Também deve ser um dia de gratidão àqueles que fazem do magistério um ideal, mesclando a arte de ensinar com o dom da convivência. Parabéns, professores!

Arquivo do blog