6.10.2010

Show de abertura da Copa reflete alegria dos africanos por sediar Mundial e emociona com homenagens a MandelaPlantão | 10/06 às 18h20

O show de abertura da primeira Copa realizada no continente africano refletiu a emoção e a união do país que está orgulhoso por mostrar ao mundo que conseguiu superar as desconfianças e organizou um Mundial que já começa emocionando. O espetáculo foi marcado pela presença dos astros da música pop americana Black Eyed Peas e Alicia Keys, da colombiana Shakira e de grandes artistas africanos, como Angelique Kigjo (Benim), Vusi Mahlasela (África do Sul) e Vieux Farka Toure (Mali). Um dos pontos altos da festa foi a homenagem comandada pelo Prêmio Nobel da Paz arcebispo Desmond Tutu ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.

Iniciada pontualmente às 15h (horário de Brasília), no Orlando Stadium, no bairro de Soweto, em Johannesburgo, o show, que durou três horas, foi aberto pelo trompetista Hugh Masekela. Os presidentes da Fifa e do país sede do Mundial de 2010, Joseth Blatter e Jacob Zuma, respectivamente, deram início oficialmente à celebração:

- Estou muito feliz por estar em Soweto. O futebol não é só um show, ele promove a junção dos povos - saudou Blatter.
- A África do Sul está muito feliz por sediar os jogos de 2010. Gostaríamos de agradecer a Fifa por tomar a decisão de trazer a Copa pela primeira vez para o continente africano. Gostaria de agradecer aos sul-africanos por terem recebido os convidados de forma tão calorosa. A África está mostrando ao mundo que tem a mesma capacidade de lidar com qualquer assunto como todas as outras regiões - disse Zuma.
O pronuciamento do presidente do Comitê Organizador, Danny Jordan, refletiu a emoção dos africanos:
- Não temos mais que esperar. Agora temos uma Copa na África. Essa Copa será fantastica porque nossa nação é fantástica. Recebemos o mundo em nosso país. Vamos comemorar a humanidade africana!
Celebrada como a reunião de diferentes povos em torno de um só objetivo, a Copa do Mundo já mobiliza torcedores de diferentes nacionalidades que compareceram ao Orlando Stadium para celebrar o início do Mundial. sem poder levar as vuvuzelas para o local da festa , bandeiras de muitos países apareceram na plateia, principalmente na apresentação de K´naan, que cantou a música oficial da Copa do Mundo, "Wavin' Flags".
Além dos torcedores, os Estados Unidos foram bem representados pela presença do grupo Black Eyed Peas, da cantora Alicia Keys e do músico John Legend. O grupo de Fergie apareceu vestido com um figurino que lembrava os alienígenas do filme Distrito 9, que se passava na África do Sul, e apresentou um pout pourri de cinco sucessos ("Where is the love?", "Pump it up", "Meet me halfway", "Boom boom pow" e "I got a feeling"). O público foi à loucura. Alicia Keys também empolgou com hits conhecidos, como "No one", e John Legend teve a companhia da cantora africana Angelique Kidj, do Benim, para cantar "Move on up".
A música africana foi celebrada por nomes como Vusi Mahlasela (África do Sul), Vieux Farka Toure (Mali), Amadou e Mariam (Mali), Lira (África do Sul), Tinariwen (Mali), BLK JKS (África do Sul) e The Parlotones (África do Sul), entre outros. A Colômbia, cuja seleção não se classificou para a Copa, estava muito bem representada pela musa Shakira, que botou todo mundo para dançar no encerramento com a sensação "Waka Waka", e o músico Juanes.
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que, especula-se, estará na cerimônia de abertura na próxima sexta-feira, foi lembrado por um vídeo sobre sua trajetória política que emocionou o estádio. Um grito de agradecimento foi entoado pelo público a pedido do Prêmio Nobel da Paz de 1984, arcebispo Desmond Tutu, que foi muito aplaudido pela multidão quando entrou no palco todo vestido com as cores do país:
- Ele também está aqui em Johannesburgo e tenho certeza de que, se todos nós gritarmos bem alto, ele poderá nos ouvir. Sem ele, nada disso seria possível.
E expressou sua emoção:
- Eu estou dormindo? Isso é um sonho? Me acordem, por favor! Que sonho maravilhoso!
A campanha da Fifa "One Goal" para levar a educação a todas as crianças do mundo, foi lembrada em diversos momentos. Vídeos sobre a importância da educação foram mostrados, inclusive um encerrado pelo Rei Pelé. O craque brasileiro Sócrates e o francês Christian Karembeu, campeão mundial de 1998 sobre o Brasil, subiram ao palco para agradecer a todos pela presença. O sul-africano Lucas Radebe também apareceu, mas foi vaiado. No final, o jogador francês Patrick Vieira segurou a taça que começa a ser diputada amanhã e uma queima de fogos encerrou a noite.

Arquivo do blog