10.25.2012

Dislexia Infantil


A dislexia é um transtorno genético e hereditário presente em aproximadamente 10% da população mundialA dislexia é um problema que afeta a o desenvolvimento da capacidade de entender e ler um texto, dificuldade com a escrita e fazer soletração. A criança com dislexia normalmente possui uma grande habilidade para tarefas manuais, além de ser muito inteligente, porem ela não consegue entender mesmo os lendo por diversas vezes.Estudos revelam que 15% da população mundial sofre com esse distúrbio, mas esse mal não é o resultado de uma má alfabetização, desatenção, desmotivação, condições econômicas ou abaixa de QI, ele é um distúrbio hereditário com alterações genéticas.
Como Diagnosticar
A criança com dislexia apresenta as seguintes características, e seu grau varia muito de acordo com o distúrbio que ela possui.
·         Dificuldade para ler e soletrar e escrever
·         Falha no entendimento do texto escrito
·         Não consegue decorar a tabuada
·         Troca as letras, inverte ou omite sílabas
·         Não identifica com facilidade os fonemas
·         Complicação na coordenação motora
·         Confusão entre direita e esquerda
·         Apresenta bom desempenho nas provas orais e se dá mal nas escritas
·         Memória curta defasada
·         Dificuldade em copiar
Como é feito o Tratamento
Não possui um tratamento a base de medicamentos. Ele somente é tratado com acompanhamentos em fonodiologos, psicólogos e pedagogos. A cura para esse distúrbio ainda é inexistente, o tratamento somente ajuda a criança a supere o problema, onde ele aprende a se comprometer com o aprendizado da leitura, escrita em todas as matérias.
Posted: 23 Oct 2012 12:19 PM PDT

Arquivo do blog