5.01.2011

O rfuturista desembarca em Curitiba no Paraná



Na Língua indígena tupi-guarani "curii-tyba" significa muito pinhão ou muito pinheiro. Não só pinheiro, mais curitiba a Capital do Paraná é uma cidade "Modelo". Por ser limpa e bem organizada e arborizada. Cada cantinho de Curitiba parece ter uma história. Os pinheiros nem se fala pois são árvores muito bonitas das quais degustei o pinhão e é muito bom.
Capital Ecológica
Com 26 grandes parques e bosques, centenas de praças e jardinetes, Curitiba conta com uma educação ambiental a nível.

Transporte Coletivo
Reconhecida internacionalmente por soluções inovadoras, algumas premiadas pela ONU, a circulação pela cidade é rápida e segura, garantida por um sistema trinário de vias, com canaletas exclusivas para o transporte coletivo. Curitiba tem o mais eficiente sistema de transporte coletivo do país, com os ônibus da linha direta, os populares "ligeirinhos", as estações-tubo e os ônibus biarticulados que transportam 270 passageiros. Curitiba também tem altos índices de educação. Tem menor ídice de analfabetismo e a melhor qualidade na educação básica entre as capitais, e abriga a primeira universidade do Brasil, a Universidade do Paraná, fundada em 1912.
Fui conhecer todos estes pontos turísticos e fiquei impressionado pela organização e a educação da grande população que habita aquela linda cidade. Uma paisagem linda, realmente é um lugar muito diferente das outras capitais brasileiras nem parece fazer parte do Brasil, é um lugar encantador e convidativo.
Se o que é bom a gente copia seria uma boa ideia se os governantes tanto municipais como estaduais podessem copiar um poquinho de Curitiba, ou seja, fizessem uma campanha de conscientização, contudo toda a população ganharia com isso.
Pontos turísticos visitados
Praça Tiradentes, Rua das Flores, Visconde de Nacar, Museu Ferroviário, Teatro Paiol, Jardim Botânico, Rodoferroviária/Mercado Municipal, Teatro Guaíra/Universidade Federal do Paraná, Paço da Liberdade, Passeio Público/Memorial Árabe, Centro Cívico, Museu Oscar Niemeyer, Bosque do Papa/Memorial Polonês, Bosque Alemão, Universidade Livre do Meio Ambiente, Parque São Lourenço, Ópera de Arame, Parque Tanguá, Parque Tinguí/
Memorial Ucraniano, Santa Felicidade, Parque Bariguí, Torre Panorâmica, Setor Histórico.

Nenhum comentário :

Arquivo do blog