10.30.2010

Seletiva do Soletrando em SALVADOR



Alunos do município de Fátima/BA tiveram um bom desempenho no soletrando 2011 na Cidade do Salvador.
Alunos de várias partes do estado participaram nesta quinta-feira (28), em Salvador, da etapa regional do concurso Soletrando, do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. A disputa foi acirrada. A cada palavra, uma expectativa. Muito Choro para quem errava e com isso demonstra o quanto os alunos se prepararam para tal, comenta o professor Rosenildo.
O SOLETRANDO envolve alunos de escolas públicas de todo o Brasil numa espécie de olimpíada do conhecimento sobre a língua portuguesa, desde sua estreia em 2007, vem sendo tratado como a grande oportunidade da vida de muitos estudantes brasileiros.





Depois da apresentação das regras, começa o desafio, supervisionado por professores de Português. A tensão entre os candidatos aumentava a cada palavra soletrada. Um único deslize é desastroso. Quem erra, recebe um diploma, um aperto de mão e dá adeus à competição.


O município de Fátima ficou em quarta posição, classificação esta pelo aluno Douglas Oliveira da EM Santa Cecília. (foto)
Mais uma forma de incentivo aos estudos


Como forma de incentivar o empenho aos estudos, este ano a prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria municipal de Educação contemplou um dos 15 alunos que participaram da seletiva municipal com um notebook, consagrando assim como campeã municipal de soletração a aluna Lídia Santos da EM Santa Cecília.


Mais uma vez o município de Caetité, sudoeste baiano, vai representar a Bahia na edição 2011 do Soletrando no Caldeirão do Huck da Rede Globo. Gabriel Aparecido Neves de 13 anos,estuda e reside na zona rural do município, e foi selecionado entre centenas de alunos de diversas cidades baianas.  Caetité fica a 757 quilômetros da capital do estado, Salvador.


Depois da Seletiva,  os  alunos juntamente com o Coordenador municipal de Soletração e os demais professores e Diretores, visitaram vários lugares históricos e Culturais de Salvador, como o pelourinho por exemplo. Também puderam conhecer praias e shppings. Mais um desses lugares merece destaque: O Museu Náutico da Bahia, instalado no Forte de Santo Antonio da Barra (Farol da Barra) que reune um rico acervo do Brasil Colonial. Lá todos estavam atentos as explicações dadas pelo guia, o qual elogiou a esperteza do grupo que a cada momento fazia perguntas de alto nível e até completava as explicações do mesmo.  Todos tiveram o privilégio de ficarem hospedados próximo ao farol da Barra na Avenida Oceânica ao qual passaram os dois dias. Toda essa comodidade ficou por conta da prefeitura e Secretaria Municipal de Educação aos quais estão de parabéns por promover esse conforto no melhor lugar de Salvador. Comenta o professor Rosenildo.
A participação no Soletrando, bem como as demais ações realizadas no decorrer destes dois dias, sem dúvida alguma, foi uma experiência na vida de cada um destes alunos. Comenta a Professora Maria Elza. Estamos felizes por isso! Afinal, é também papel da escola preparar o aluno para a vida. Completa Elza.


O Coordenador Municipal de Soletração Rosenildo Nascimento e o rfuturista parabenizam a todos os Alunos que participaram do Soletando 2011 e a toda a equipe, professores, diretores, Coordenadores. A prefeitura Municipal, a Primeira Dama Solange e a Secretária de Educação Gildete Rosário.

10.25.2010

Valéria Rodrigues do Nascimento irá representar Sergipe no ‘Soletrando’




O município de Poço Verde irá representar, pela terceira vez consecutiva, o Estado de Sergipe no quadro Soletrando do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão. O resultado da etapa estadual saiu hoje a tarde e truxe muita alegria para todos aqueles que contribuíram para mais essa conquista do município.
A representante sergipana será valéria Rodrigues do Nascimento, aluna da 7ª série da Escola Municipal Caçula Valadares, no povoado São José. Outro detalhe é que Valéria disputou a etapa final com outro aluno de poço Verde, Maxwell Henrique Santos Bernardo, estudante da Escola Estadual Antônio Muniz de Souza.
"Para nós é um orgulho e uma alegria muito grande ver nossos alunos tão bem colocados numa disputa com jovens de todo o Estado. Todos estão de parabéns por mais essa conquista", elogiou o prefeito Antônio da Fonseca Dórea, o "Toinho de Dorinha".
Em 2009, a aluna da Escola Antonio Carlos Valadares, Mariza Jesus Santos, conseguiu o feito de levar Sergipe à semifinal da disputa, um fato inédito desde que o programa iniciou o quadro.
Um dos responsáveis diretos pelas consecutivas Vitórias de poço Verde é o professor Rosenildo Nascimento, que passou a realizar uma etapa municipal do Soletrando em 2007, na Escola Municipal Antonio Carlos Valadares. Para ele, o quadro no programa de televisão é um dos mais inovadores do Caldeirão do Huck, "pois faz com que os alunos valorizem a educação e o estudo da língua Portugesa." Além disso, completa Rosenildo,"é um projeto muito interessante porque envolve alunos, professores e todos os que fazem educação".
O professor destaca a parceria dos comerciantes locais para a realização da etapa municipal. "Sem contar o apoio da prefeitura, que este ano deu à campeã municipal um not book, e da participação efetiva sa Secretária Municipal de Educação, Ina Valéria Freitas, que colaborou bastante para que o evento acontecesse", destaca Rosenildo.
Fonte: "CADERNO": educação

10.23.2010

SOLETRANDO 2011/Seletiva da Bahia


Mais uma vez o Município de Fátima/BA se destacando em nível de Educação.
Nesta quinta-feira, 28 de outubro, alunos de 05 escolas municipais participam em Salvador da seletiva estadual de Soletração. A seletiva estadual do concurso promovido pelo programa Caldeirão do Huck, Rede Globo, tem início às 08 horas, no SESI Itapagipe, em Salvador.
Dos 38 estudantes de 24 escolas públicas baianas,10 são do Município de Fátima, sendo eles: Maria Bruna e Juliana Rosário, EM Nossa Senhora das Graças. Amaral Júnior e Raí de Jesus, EM Floriano Peixoto. Douglas Oliveira e Lídia Santos, EM Santa Cecília. Karina Costa e Stefany Neves, EM Sagrada Família. Renata Vieira e Willian Kelvin, EM Don Bôscoly.
A preparação para as seletivas Municipal e Estadual foram realizadas na própria escola, sendo que todos se reuniam na Secretaria de Educação uma vez por semana com o professor Carlos César para tirarem algumas dúvidas e também nas próprias casas, óbvio. Todos os participantes encaram o desafio com muita tranquilidade, embora reconheça a grande responsabilkidade de representar o município.
O Coordenador Municipal de Soletração e o rfuturista deseja a todos Boa Sorte.

10.22.2010

Seletiva Estadual do SOLETRANDO 2011

Mais uma vez alunos de Poço Verde/SE se preparam para participar da Seletiva estadual de Soletração que será nesta segunda-feira dia 25, em Aracaju.
Esta já é a 5ª edição do Soletrando Nacional e Poço Verde já teve a honra de enviar duas estudantes e este ano não será diferente,  12 alunos da rede Municipal e 04 da rede Estadual de Educação, irão participar.
Sendo eles: Felipe Oliveira e Ivanildo Santos Escola Agrícola Municipal. Gardênia Farias e Valéria Rodrigues EM Caçula Valadares. Eugênio Santos e Gabriel Alves EM Messias Góis. Raiane Santos e Sílvia Bonfim EM Antonio Carlos Valadares.  Ângela Souza e Toni Maik EM Porfírio Vieira. João Mark e Tarcísio Santos EM Veridiano Zacarias. Guilherme Oliveira e Maxwell Bernardo EE Antonio Muniz. Elizângela Santos e Mônica Dória EE Epifânio Dória.
rfuturista e o Coordenador Municipal do Soletrando (foto) deseja Boa Sorte a todos os participantes.

10.15.2010

Professores: mais do que mestres, são conselheiros e amigos

Mais que um transmissor de conhecimentos, o professor é um companheiro na caminhada de cada estudante. É ele que mantém a motivação, propõe desafios e anima quando o cansaço e as dificuldades aparecem. Com criatividade, dribla a falta de estrutura e materiais.
As lições vão além dos livros, pois no dia-a-dia do professor Sempre há espaço para a amizade e a troca de experiências. Todo o caminho é norteado pelo professor, é ele quem lapida as pedras preciosas até que se tornem diamantes, são esses os verdadeiros mestres.
Parabéns!!!

Dia do Professor

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. Temos um motivo histórico do porquê desta data. Em outros países, é comemorado em datas diferentes.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro 1º baixou um decreto imperial que criou o ensino elementar no Brasil: “Todas as cidades, vilas e lugarejos devem ter suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de descentralização do ensino, salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.
Somente em 1947, 120 anos após o decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola, conhecida como Caetaninho. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1º de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias. Quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro fosse dia 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, professores e alunos levavam doces para uma pequena confraternização. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a ideia estava lançada.
A celebração espalhou-se pelo País até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar em 1963. O decreto definia a essência do feriado: “Para comemorar, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
A data é um convite a uma homenagem aos educadores. Infelizmente, no Brasil falamos muito em educação de qualidade, mas estamos muito aquém do que é ensinar e aprender. É um dia de mea culpa para os professores e para os alunos. Quanto tempo perdido em asneiras, besteiras, autoritarismos, desleixos e comodismos. Alunos com o mínimo de respeito aos que dedicam seu tempo precioso no dever de ensinar. Também deve ser um dia de gratidão àqueles que fazem do magistério um ideal, mesclando a arte de ensinar com o dom da convivência. Parabéns, professores!

10.12.2010

Excursão educativa

No dia 10/10/2010, os alunos do ensino fundamental II da EM Municipal Nossa Senhora das Graças do município de Fátima/BA juntamente com os professores, visitaram os Museus da cidade histórica  de São Cristovão/SE e o Oceanário de Aracaju.
“A excursão ressaltou nos alunos o conhecimento e a importância do acervo arquitetônico paisagista, da cidade de São Cristovão bem como o Oceanário. comenta o professor Rosenildo.
No dia 12 de outubro, comemoram-se três datas, embora poucos lembrem-se de
todas elas: Nossa Senhora Aparecida, padroeira oficial do Brasil, o Dia das Crianças e o Descobrimento da América. Nosso feriado nacional, no entanto, deve-se somente à primeira data, e, embora a devoção à santa remonte aos idos do século XVIII, só foi decretado em 1980.
Viva a Nossa Senhora Aparecida
Celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e famílias brasileiras: Nossa Senhora Aparecida.

A devoção a Nossa Senhora vem de longa data. Mais precisamente em 12 de outubro de 1717, quando três pescadores, Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves, após jogarem suas redes no rio Paraíba, pescaram a imagem da santa. Um sinal para a farta pescaria que viria a seguir.


A imagem em madeira media 40 cm de comprimento. Felipe guardou a imagem em sua casa, onde recebeu várias pessoas que queriam ver Nossa Senhora e fazer orações e novenas. Cinco anos depois, ao se mudar para outro bairro, ele deu a imagem a seu filho Athanásio, e pediu que a guardasse.

Na casa de Athanásio, foi construído um altar de madeira onde todos os sábados ele e os vizinhos rezavam um terço em sua devoção. Neste altar, os fiéis acreditam que Nossa Senhora fez seu primeiro milagre, apagando duas velas no momento da reza. Os presentes ainda tentaram reacendê-las mas não conseguiram.

Em 1735, o vigário da cidade de Guaratinguetá construiu uma capela no Morro dos Coqueiros aberta à visitação pública. Mas o número de fiéis aumentava ano após ano, o que exigiu a construção de um basílica, batizada de Basílica Velha, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.

A necessidade de uma basílica maior fez com que fosse construído o Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida, na mesma cidade, em 1955. Em tamanho, só perde para a de São Pedro, no Vaticano.

Abrigando a imagem encontrada no rio Paraíba, a basílica nova recebe romeiros o ano todo, aumentando no dia 12 de outubro e tem capacidade para receber 45 mil pessoas.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por todas as crianças do Brasil e do mundo todo.

cancaonovakids

Dia das crianças

Você sabe qual é a origem do "dia das crianças"?


Dia 12 de outubro comemoramos no Brasil o "Dia das Crianças". Esta data foi decretada pelo Deputado Federal Galdino do Valle Filho, em 1920.

Porém, passou a ser festejado somente a partir do ano de 1960, quando um diretor de uma fábrica de brinquedos resolveu divulgar essa data como o dia da criança e assim incentivou as famílias a presentearem seus filhos aumentando suas vendas, a estratégia deu certo. Em comum acordo, o comércio instituía, então, o dia 12 de outubro como Dia da Criança, não só para homenageá-la como para estimular a venda de produtos infantis.

No mundo

Na China o dia das crianças é comemorado no dia 5 de maio;
Em Portugal no dia 1º de junho;
Na Índia, acontece em 15 de novembro;
No Japão, por exemplo, os meninos são homenageados no dia 5 de maio e as meninas são lembradas no dia 3 de março, nas tradicionais festas das bonecas.

Entretanto, segundo a ONU, o Dia Universal das Crianças é 20 de novembro, quando se comemora a Declaração dos Direitos da Criança.

Entre outras coisas, a declaração reconhece todas as crianças, independente de raça, credo, cor ou sexo, o direito à afeição, amor e compreensão; alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita e proteção contra todas as formas de exploração.

O Descobrimento da América
O Descobrimento da América em 12/10/1492. Exploração da América. A viagem de Cristovão Colombo - Américo Vespúcio.
Colonização da América. Os descobrimentos marítimos espanhóis.
Um dos fatos históricos de maior importância no século XV foi o Descobrimento da América. Comandando três caravelas (Santa Maria, Pita e Nina), o navegador genovês Cristóvão Colombo chegou à América em 12/10/1492. Após este fato, a Espanha deu início à exploração do continente americano. Utilizando de muita violência, os espanhóis tomaram as terras e o ouro dos indígenas americanos (incas, maias e astecas). Deu-se início a colonização da América, onde a Espanha tornou-se uma das maiores potências econômicas do período.

Arquivo do blog