6.28.2010

Brasil vence Chile e se classifica às quartas de final

Em um show do esquadrão canarinho, o Chile entrou na roda e volta mais cedo para casa com um 3 a 0 na bagagem. Juan, Luis Fabiano e Robinho balançaram a rede dos chilenos. Que venha a Holanda!

JOHANNESBURGO (AFP) - O Brasil venceu o Chile por 3-0 e se classificou às quartas de final da Copa do Mundo 2010. Os gols foram marcados por Juan, e Luis Fabiano e Robinho. O Brasil agora enfrenta a Holanda, na sexta-feira.
O Chile começou a partida pressionando no ataque, mas o Brasil melhorou as jogadas e passou a trocar mais passes no ataque.
Aos quatro minutos, Daniel Alves enfiou uma bola para Luis Fabiano e o atacante escapou pela direita. Ele podia ter chutado direito para o gol mas preferiu tocar só que não havia ninguém na pequena área e a bola saiu pela linha de fundo.
Com 8 minutos de jogo, Gilberto Silva deu um longo chute de fora da área e goleiro Bravo fez boa defesa, jogando para escanteio.
Apesar das jogadas, o Brasil não jogava bem. Ramires, Daniel Alves, Kaká e Robinho falhavam na construção dos lances de gol. Luis Fabiano era obrigado a sair da área para buscar a bola.
Até que aos 34 minutos o Brasil conseguiu abrir o placar. Numa cobrança de escanteio de Maicon, Juan escorou de cabeça, marcando o gol brasileiro.
Logo em seguida, aos 37, Robinho desceu pela esquerda e cruzou para Kaká no meio. De primeira, o meia tocou para Luís Fabiano, que driblou o goleiro para marcar seu terceiro gol na Copa.
O terceiro gol brasileiro foi marcado aos 14 minutos do segundo tempo. Ramires fez jogada individual e tocou para Robinho. O atacante bateu colocado de primeira e fez seu primeiro gol na Copa do Mundo.
O Brasil agora enfrenta a Holanda, pelas quartas de final do Mundial, na sexta-feira. A partida será realizada em Porto Elizabeth.

6.24.2010

Origem das festas Juninas/Êta forrÓ arretado sô

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas. Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Festas Juninas no Nordeste
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.
Comidas típicas
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais.

6.23.2010

Receita de Vinho Quente – Passo a passo

Inverno e época de festa junina pedem um vinho quente bem gostoso!

E este ano ainda estamos com a Copa do Mundo a todo vapor.
Que tal reunir a galera e aproveitar o clima para comemorar?
Abaixo você aprende duas receitas simples, fáceis e baratas!
Pode aproveitar e tomar acompanhada das delícias da época, como bolo de fubá, paçoca, batata doce e muito mais!
Receita Vinho Quente 1
Ingredientes
* 1 litro de vinho tinto de boa qualidade
* 2 unidades de canela em pau
* 1 punhado de cravo da índia
* 2 xícaras de chá de açúcar
* 3 xícaras de chá de água
* 2 xícaras de chá de frutas picadas (maça, laranja, uvas, abacaxi), opcional.
Passo a passo
1. Leve todos os ingredientes ao fogo menos o vinho e deixe ferver até soltar o sabor. Retire do fogo e acrescente o vinho, leve novamente ao fogo até ver que as frutas estão cozidas e mantenha sempre quente com uma tampa.
Sirva a seguir e bom apetite!
Receita Vinho Quente 2
Ingredientes
* 1 ½ xícara de açúcar
* 1 xícara de água
* 1 garrafa de vinho tinto seco
* 1 maçã picada
* Casca de um limão ralada
* Casca de uma laranja ralada
* Canela em pau a gosto
* Cravo da índia a gosto
Modo de Preparo
Junte todos os ingredientes e ferva por meia hora.
Sirva bem quentinho!

6.20.2010

Brasil detona a Costa do Marfim


JOHANESBURGO (Reuters) - Luís Fabiano descontou contra a Costa do Marfim os seis jogos que passou em branco pela seleção brasileira e, com dois gols, abriu caminho para a vitória do Brasil por 3 x 1, neste domingo, que classificou o time para as oitavas-de-final da Copa do Mundo.
Numa partida com os ânimos acirrados, com faltas duras de ambas as partes, muita reclamação e jogadores se estranhando em campo, Kaká foi expulso após receber dois cartões amarelos num espaço de três minutos no fim da etapa final após disputas com Kader Keita.
No primeiro lance, Kaká, visivelmente irritado com a marcação africana, deu um empurrão no adversário e, no segundo, deixa o cotovelo no peito de Keita, que caiu no gramado com a mão no rosto.
Com a bola rolando, Luís Fabiano balançou as redes uma vez em cada tempo no lotado estádio Soccer City, e Elano fez o terceiro do Brasil, seu segundo no Mundial da África do Sul, para levar a seleção aos seis pontos em dois jogos e garantir a vaga de forma antecipada na próxima fase.Didier Drogba, capitão e maior ídolo do futebol marfinense, fez de cabeça o gol de honra da seleção africana, aproveitando-se de falha de posicionamento da defesa brasileira.
Em seu segundo gol, aos 5 minutos da etapa final, Luís Fabiano livrou-se da marcação com dois lençóis seguidos, mas dominou a bola no braço antes de chutar.
"Eu insisti, sabia que na hora certa ia acontecer. E quando sai um, saem vários. Ter a confiança do treinador e dos companheiros é fundamental", disse Luís Fabiano, que admitiu ter ajeitado a bola com a mão. "Foi uma mão involuntária."

6.17.2010

SOLETRANDO MUNICIPAL FÁTIMA/BA


EMOÇÃO, sim muita emoção! não deu outra, foi a palavra que melhor definiu a I edição do Soletrando Municipal de Fátima/BA. Realizado nesta tarde, 17 o Soletrando contou com a participação   das 05 Escolas escritas no Município. 385 alunos participaram em todo o Município das seletivas nas suas respectivas Escolas, foi um númro muito bom pois isso mostra o empenho dos professores, coordenadores e diretores, aos quais parabenizamos aqui.
Todos os alunos estão de parabéns pela participação, mais a felizarda Campeã Municipal foi a Aluna LÍDIA SANTOS da EM Santa Cecília, sobre a direção de Rosália Santos que emocionada agradeceu a DEUS pela Vitória e os 215 alunos que participaram da seletiva na referida Escola.
 O objetivo da competição é incentivar e ampliar o vocabulário dos alunos e despertar o interesse pela leitura e escrita, bem como formar leitores assíduos. Também estimular cada vez mais a prática pedagógica. O professor Rosenildo Coordenador do Projeto de Soletração Municipal, e toda a equipe Agradecem a todos que colaboraram. A Prefeitura Municipal que esteve presente na pessoa da primeira Dama Solange e a Secretaria Municipal de Educação na pessoa de Gildete e toda a sua equipe que ajudou muito nesse brilhante trabalho e os alunos e as Escolas participantes do Soletrando 2011.

6.15.2010

Brasil vence Coreia do Norte com fraca atuação


JOHANNESBURG, África do Sul (AFP) - Com uma fraca atuação, o Brasil venceu a Coreia do Norte por 2-1 no estádio Ellis Park, em Johannesburgo. Os gols do Brasil foram marcados por Maicon e Elano na segunda etapa.
A seleção brasileira começou a partida pressionando com boas jogadas, mas depois esfriou e não conseguiu nenhuma chegada efetiva ao gol dos adversários, resultando em grande decepção para a torcida verde-amarela. No final da partida, o Brasil levou uma verdadeira "pressão" dos asiáticos e por pouco não sofreu um empate.
A seleção de Dunga se deparou com uma marcação fortíssima por parte dos asiáticos e penou no campo impecável do Ellis Parl, certamente bem mais do que esperava. A defesa dos norte-coreanos foi, de longe, melhor.
Aos 9 do segundo tempo, Elano fez o passe para Maicon, que chegou pela linha de fundo e sem nenhum ângulo soltou a bomba entre o goleiro e a trave.
O segundo gol da equipe brasileira foi aos 25 minutos, numa linda enfiada de bola de Robinho, Elano recebeu e tocou com categoria na saída do goleiro para marcar.
O gol da Coréia do Norte foi marcado aos 43 da segunda etapa. Lúcio e Gilberto Silva bobearam na entrada da área, Ji Yun Nam passou pelos dois e bateu na saída de Júlio César.

6.10.2010

Show de abertura da Copa reflete alegria dos africanos por sediar Mundial e emociona com homenagens a MandelaPlantão | 10/06 às 18h20

O show de abertura da primeira Copa realizada no continente africano refletiu a emoção e a união do país que está orgulhoso por mostrar ao mundo que conseguiu superar as desconfianças e organizou um Mundial que já começa emocionando. O espetáculo foi marcado pela presença dos astros da música pop americana Black Eyed Peas e Alicia Keys, da colombiana Shakira e de grandes artistas africanos, como Angelique Kigjo (Benim), Vusi Mahlasela (África do Sul) e Vieux Farka Toure (Mali). Um dos pontos altos da festa foi a homenagem comandada pelo Prêmio Nobel da Paz arcebispo Desmond Tutu ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela.

Iniciada pontualmente às 15h (horário de Brasília), no Orlando Stadium, no bairro de Soweto, em Johannesburgo, o show, que durou três horas, foi aberto pelo trompetista Hugh Masekela. Os presidentes da Fifa e do país sede do Mundial de 2010, Joseth Blatter e Jacob Zuma, respectivamente, deram início oficialmente à celebração:

- Estou muito feliz por estar em Soweto. O futebol não é só um show, ele promove a junção dos povos - saudou Blatter.
- A África do Sul está muito feliz por sediar os jogos de 2010. Gostaríamos de agradecer a Fifa por tomar a decisão de trazer a Copa pela primeira vez para o continente africano. Gostaria de agradecer aos sul-africanos por terem recebido os convidados de forma tão calorosa. A África está mostrando ao mundo que tem a mesma capacidade de lidar com qualquer assunto como todas as outras regiões - disse Zuma.
O pronuciamento do presidente do Comitê Organizador, Danny Jordan, refletiu a emoção dos africanos:
- Não temos mais que esperar. Agora temos uma Copa na África. Essa Copa será fantastica porque nossa nação é fantástica. Recebemos o mundo em nosso país. Vamos comemorar a humanidade africana!
Celebrada como a reunião de diferentes povos em torno de um só objetivo, a Copa do Mundo já mobiliza torcedores de diferentes nacionalidades que compareceram ao Orlando Stadium para celebrar o início do Mundial. sem poder levar as vuvuzelas para o local da festa , bandeiras de muitos países apareceram na plateia, principalmente na apresentação de K´naan, que cantou a música oficial da Copa do Mundo, "Wavin' Flags".
Além dos torcedores, os Estados Unidos foram bem representados pela presença do grupo Black Eyed Peas, da cantora Alicia Keys e do músico John Legend. O grupo de Fergie apareceu vestido com um figurino que lembrava os alienígenas do filme Distrito 9, que se passava na África do Sul, e apresentou um pout pourri de cinco sucessos ("Where is the love?", "Pump it up", "Meet me halfway", "Boom boom pow" e "I got a feeling"). O público foi à loucura. Alicia Keys também empolgou com hits conhecidos, como "No one", e John Legend teve a companhia da cantora africana Angelique Kidj, do Benim, para cantar "Move on up".
A música africana foi celebrada por nomes como Vusi Mahlasela (África do Sul), Vieux Farka Toure (Mali), Amadou e Mariam (Mali), Lira (África do Sul), Tinariwen (Mali), BLK JKS (África do Sul) e The Parlotones (África do Sul), entre outros. A Colômbia, cuja seleção não se classificou para a Copa, estava muito bem representada pela musa Shakira, que botou todo mundo para dançar no encerramento com a sensação "Waka Waka", e o músico Juanes.
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, que, especula-se, estará na cerimônia de abertura na próxima sexta-feira, foi lembrado por um vídeo sobre sua trajetória política que emocionou o estádio. Um grito de agradecimento foi entoado pelo público a pedido do Prêmio Nobel da Paz de 1984, arcebispo Desmond Tutu, que foi muito aplaudido pela multidão quando entrou no palco todo vestido com as cores do país:
- Ele também está aqui em Johannesburgo e tenho certeza de que, se todos nós gritarmos bem alto, ele poderá nos ouvir. Sem ele, nada disso seria possível.
E expressou sua emoção:
- Eu estou dormindo? Isso é um sonho? Me acordem, por favor! Que sonho maravilhoso!
A campanha da Fifa "One Goal" para levar a educação a todas as crianças do mundo, foi lembrada em diversos momentos. Vídeos sobre a importância da educação foram mostrados, inclusive um encerrado pelo Rei Pelé. O craque brasileiro Sócrates e o francês Christian Karembeu, campeão mundial de 1998 sobre o Brasil, subiram ao palco para agradecer a todos pela presença. O sul-africano Lucas Radebe também apareceu, mas foi vaiado. No final, o jogador francês Patrick Vieira segurou a taça que começa a ser diputada amanhã e uma queima de fogos encerrou a noite.

6.05.2010

Copa 2010

Uma novidade que pode ser usada na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, é uma bola com chip de silício, a “Bola Inteligente“, desenvolvida pela Adidas, fabricante das bolas, juntamente com a Cairos Technologies, empresa alemã responsável pelo desenvolvimento do chip.

A nova tecnologia é uma tentativa da FIFA de evitar os erros dos árbitros durante os jogo.
Um chip colocado dentro da bola, usando a tecnologia RFID – Identificação por Rádio Frequência – que responde a sinais de rádios enviadas por bases transmissoras, é capaz de indicar ao juíz da partida a posição exata da bola no campo.
Em volta dos campos de futebol serão utilizadas 10 antenas e 4 bases de trasmissão.
A informação se a bola passou a linha de gol é transmitida em menos de 1 segundo para um relógio no pulso do árbitro, capaz de receber e interpretar os sinais transmitidos.
Uma técnica de triangulação com 4 antenas será utilizado para dar confiabilidadeno cálculo exato da posição da bola.
Seu nome é A adidas Jabulani que significa “celebrar” em zulu e é a 11 ª edição de uma bola Adidas para Copa do Mundo. As 11 cores da bola fazem referência tanto ao futebol quanto à África do Sul, primeiro país do continente africano a sediar esta competição. Assim, cada cor representa um jogador da equipe, todas as línguas oficiais do país e, ainda, as 11 comunidades do Sul-Africanas que vão acolher a Copa 2010.
O design da bola celebra dois aspectos importantes da nação sul-Africana: A diversidade e harmonia. Princípios que caracterizam o povo acolhedor e unido da África do Sul.
Por fim, na Jabulani são introduzidos alguns avanços tecnológicos importantes para o futebol. Ao passar as mãos sobre a bola, a primeira impressão é a textura grip’n'groove (algo como agarrar com firmeza e sulcos), permitindo o controle máximo, o vôo estável e aderência perfeita em todas as condições. Suas características e medidas são:
• Ela é perfeitamente esférica
• Feita de couro ou material que possa ser costurado
• Sua circunferência não ultrapassa 70 cm e não é inferior a 68 cm
• Seu peso antes do ponta-pé inicial deve estar entre 410g e 450g e sua pressão, no nível do mar, entre 0,6 – 1,1 Atmosfera (600 – 1.100 g/cm²)

Todo time precisa de Jabulani!!

6.03.2010

Unhas fracas e quebradiças – O que fazer


Para homens pode parecer bobagem. Mas para uma mulher trata-se de um problema de grandes proporções!
Quebrar as unhas deixa qualquer mulher de mau humor e sem muito estímulo para ir ao salão de beleza para pintá-las, decorá-las, dentre outras coisitas mais.
Mas, não há motivos para se desesperar. Unhas quebradas pode ser sinal de unhas fracas. E nisso, você já fez tudo o que sua manicure aconselhou. Até mesmo esmaltes de cor escura você passou e nada de resolver o problema. A cada dia, elas se tornam ainda mais frágeis e quebradiças.
É bom saber que, certamente, o enfraquecimento das unhas pode estar ligado ao hábito de fazer as unhas todas as semanas. Pode não parecer, mas a acetona ou qualquer removedor de esmalte resseca muito as unhas, deixando-as quebradiças, sem brilho e com manchas brancas na superfície.
Outra revelação bombástica é que esmaltes em excesso podem ressecar as unhas.
O ideal seria não pintar todas as semanas e sempre hidratar bem as mãos e as unhas. Mas para quem não consegue manter as pontas dos dedos “in natura”, uma dica é retirar o esmalte dois dias antes de se refazer as unhas e hidratar bem as mãos.
Outra dica é: nada de retirar a cutícula. Ela é a maior protetora da unha e impede a entrada de bactérias, fungos e substâncias nocivas. É importante que as unhas estejam sempre protegidas com luvas ou contra traumatismos.
É importante também a hidratação constante nas unhas com cremes à base de uréia, já que produtos como esmaltes fortalecedores e óleos tem sua utilidade pela hidratação que conferem, mas, às vezes, são insuficientes.
Artigo escrito por: Michelle123

Arquivo do blog